Acesso a informação, evolução, tecnologia e caos

Acesso a informação, evolução, tecnologia e caos

16/10/2015 Marco Carvalho de Oliveira 3 min de leitura

Mais um texto que pode soar velho ;), mas velho eu sou… tenho que aceitar…

A ideia de hoje é falar um pouco de algo que contorna nosso nicho da tecnologia da computação, que é o acesso a informação. Bom, vou iniciar aos mais novos explicando que um dia existiram livros,  que eram usados antes da Wikipédia :P que as famílias compravam e tinham em casa. Um grupo de livros chamado Barsa, hoje quem sabe tenha disto em museus. No entanto só os como dizem, mais afortunados, tinham essa coleção de livros, e o que ali existia era o máximo de informação e conjunto de aprendizado que as pessoas em geral possuíam em suas casas, no modelo de enciclopédia.

Claro que existiam e existem uma tal de biblioteca, que não sei até quando vai existir da maneira que conheço, com livros. Era uma alternativa, mas para muitos nichos era extremamente escassa de acesso a livros da nossa área de conhecimento, livros de computação e informática. Outra maneira é claro de aprendizado era através dos grandes mestres e professores, que escutávamos as vezes algumas balelas e tínhamos que tomar aquilo como verdade, pois não tínhamos fontes alternativas de informação.

O_O ok pq introduzi tudo isto nos leitores huahuah xD

Em resumo, hoje temos um inverso, somos bombardeados de informação e acesso a esta, vários cursos de qualidades, através de sites como udemy ou cursos de faculdades como o coursera , ou seja, temos opções para aprender de várias maneiras, sem contar as enumeras fontes de informação e exemplos de código. E tudo de graça ou com preço bem acessível, exemplo U$10 ou U$15 dólares.

O difícil neste meio hoje, é encontrar o foco e a determinação para estudar, visto o bombardeio de distrações que tiram nossa atenção. E não só estes como temos cada vez mais usuários, clientes mais ativos, e querendo tudo mais rápido, automatizado e pronto. Não temos como fugir, a população descobriu a tecnologia, e quer inovações, melhorias, cada vez mais e mais rápido. E você como profissional da tecnologia da informação tem que prover e gerar este meio de várias formas.

Não adianta, isto é a vida de TI, tecnologia da informação, e neste mar de informações, temos que sempre estar atualizados, estudando, aprendendo novas formas de aprender, novas formas de criar e mudar a informação. Somos os responsáveis por deixar o mundo neste caos de disponibilidade de informação que se encontra hoje, somos o responsáveis por melhorar e refinar a informação e entregar para todos.

Somos TI, e sempre claro, disputando com os sobrinhos ;P, que veem um vídeo e se dizem entendedores de tudo, seguindo os passos de uma “receita de bolo” dada pelo vídeo. No entanto, será que todos nós conhecíamos estes passos? Será que fazemos mais do que alguns mais jovens? Não tem jeito escolhemos uma área que o aprendizado é continuo, e acesso a mais e mais  informação é um diferencial. Não tem expressão regular que venha a fazer o match que precisamos para resolver o todo o aprendizado que precisamos .. Hoje é Android, Mac OS X, Windows 10, Linux, iPad. Amanhã serão carros com sistemas embarcados mais complexos, o tal do Iot é um presente, não um futuro, e board`s para fazer e inovar, mais e mais será o nosso destino. Agora o caminho é você decidir se vai ou não acompanhar esta rotina :), e claro usar do que construimos, o acesso a informação.