Conheça o que está por vir no openSUSE 13.2

23/10/2014 Alexandre Vicenzi 2 min de leitura

Faltam apenas 12 dias para o lançamento oficial do openSUSE 13.2 e nada melhor do que dar uma espiada no que está por vir nesta nova versão.

O openSUSE 13.2 já vem com a última versão do GNOME, que é a 3.14. Nesta versão do GNOME foram feitos vários ajustes para melhorar a experiência do usuário, incluindo melhorias no gnome-shell e suporte a multi-touch.

GNOME Shell

Digitar algo na pesquisa do gnome-shell agora trará resultados para arquivos, documentos, notas, contatos, fotos e ainda fará cálculos (digite 22/7 e veja você mesmo).

Reprodução de Vídeo

O Totem, player de vídeo padrão, foi completamente remodelado. Agora ele mostra uma lista de vídeos em sua home e permite alternar para uma lista de canais de vídeo on-line com apenas um toque de um botão. Os controles de reprodução são agora apresentados como uma barra de ferramentas flutuante que se esconde automaticamente quando você não precisa dele, permitindo que o vídeo em reprodução possa ocupar toda a tela.

Video Player

Edição de Texto

O GEdit está com um novo visual, fazendo uso das mais recentes tecnologias do GTK+, incluindo uma barra de cabeçalho e um intuitivo botão pop-over “Abrir” que permite abrir documentos recentes. O GEdit mantém todo o seu poder e recursos de versões anteriores, mas agora com uma bela interface compacta.

gedit

Suporte a Geolocalização

Aplicações como Relógios, Tempo e Mapas agora possuem o apoio de geolocalização por padrão, detectando automaticamente a sua localização atual e apresentando informações referentes ao local onde você está.

geo

Suporte a direções no Mapas

O Mapas (disponível na versão 3.14.1) estava disponível apenas como um preview técnico no openSUSE. Agora ele recebeu novas funcionalidades, principalmente a de ser capaz de mostrar as direções para o curso e a capacidade de alternar entre a visualização do mapa padrão e uma visão de satélite.

Mapas

Novos aplicativos

O Polari e o Music são os novos aplicativos padrão para IRC e gerenciamento e reprodução de músicas. O Polari substitui o xchat e o Music substitui o Rhythmbox, aplicativos padrão até a versão 13.1. O xchat e o Rhythmbox ainda estão disponíveis para instalação.

Eu particularmente estou ansioso para testar esta nova versão e você?

Via openSUSE.