O valor do open source

O valor do open source

21/10/2015 Douglas Santos 2 min de leitura

Desde 2008, o The Linux Foudation tem trabalhado com desenvolvedores e empresas de tecnologia para hospedar projetos open source de vários segmentos da indústria de tecnologia, ajudando a resolver problemas complexos e adaptando os princípios e práticas que fizeram e fazem do Linux o que ele é.

Conforme divulgado pela fundação, o open source tem crescido e sido absorvido pelo mercado ano após ano (vide relatórios de 2012, 2013 e 2014), devido à flexibilidade e ganho no tempo de desenvolvimento, beneficiando ambas as partes, desde os desenvolvedores até usuários.

Nos últimos dez anos, o open source tomou conta da indústria de software. Como a velocidade e os requisitos de inovação estão mudando, as empresas de tecnologia já perceberam que para manter o ritmo e ser rentável devem alavancar a pesquisa e desenvolvimento externa na forma de projetos open source.

Open source traz muitos benefícios: desde um incremento na interoperabilidade para reduzir custos com múltiplos fornecedores até o compartilhamento de recursos não diferenciados para os usuários; Empresas que usam open source constroem produtos mais rápido e eficientemente; Uma vez que o código é parte de um projeto open source ativo, o valor através do apoio continuado da comunidade é multiplicado. Para infraestrutura, especialmente, o desenvolvimento open source, em grande parte, tornou-se a maneira de facto para desenvolver software.

Para demonstrar o valor do open source, a Linux Foudation apresentou um documento com uma estimativa do custo total de desenvolvimento de projetos com cooperação da fundação. Nesta estimativa, tenta responder algumas perguntas interessantes:

  • Qual seria o custo monetário de reconstruir ou desenvolver um software, hospedado pelo The Linux Foundation, se uma empresa tivesse que criá-lo a partir do zero? Qual o valor da pesquisa e desenvolvimento para as pessoas que se beneficiam destes projetos?
  • Qual é o valor da colaboração fora deste custo que é ganho pelas empresas que usam o open source em seus produtos (e trabalham no âmbito dos projetos para melhorar e avançar os códigos)? Em suma, qual é o ganho do ecossistema inerente a estes projetos?

O infográfico abaixo, apresentado pela fundação, ajuda a esclarecer um pouco do que é falado no documento da pesquisa:

OValorDoOpenSource-Infografico2015-551x3179

That's all folks!