Pyston 0.2 já está disponível

12/09/2014 Alexandre Vicenzi 1 min de leitura

O Pyston 0.2 foi anunciado ontem (11/09) e contém várias melhorias se comparado a versão inicial. Ainda existe muito trabalho a ser feito é claro, mas nesta versão já é possível executar programas simples e várias das bibliotecas padrão sem modificação.

Para quem ainda não o conhece, o Pyston é uma nova implementação em código aberto da linguagem Python. Em alto nível, o Pyston pega o código Python e transforma-o para a representação intermediária LLVM (IR). O IR é então executado através do otimizador LLVM e passado para a engine LLVM JIT, resultando em código de máquina executável. As técnicas JIT tem tido grande sucesso no JavaScript V8 do Chrome e o propósito do Pyston é conseguir melhorias semelhantes para o Python.

Mudanças significativas nesta versão

  • Exceções, usando estilo C++ de tratamento
  • Herança e metaclasses (sem herança múltipla, até o momento)
  • Suporte básico a API C nativa
  • Closures, generators, lambdas, generator expressions
  • Longs, e integer promotion
  • Suporte a multithreading

O que está por vir

Para a versão 0.3 está prevista uma grande melhoria de desempenho. A versão 0.1 demonstrou a capacidade de produzir código de alto desempenho usando LLVM, mas executando benchmarks reais mostrou que o desempenho atualmente sendo prejudicado pelo seu coletor de lixo. Nos próximos meses, serão feitas melhorias nessas áreas, e também será adicionando um novo framework multicamada, bem como recursos avançados de introspecção do Python.

Via Blog Pyston