Rodando Linux em uma Banana

09/12/2014 Alexandre Vicenzi 2 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar no Raspberry Pi, um computador single-board do tamanho de um cartão de crédito.

Como aconteceu com o Arduino, não era de se duvidar que também surgiriam opções similares ao Raspberry. Já temos o CubieBoard e o BeagleBone, entre outros. Mas hoje eu gostaria de falar sobre o Banana Pi.

BPi

O Banana Pi é um fork do projeto Raspberry Pi usando componentes diferentes, mas que tenta manter a máxima compatibilidade possível com o RPi. Algo que desaponta já no começo é que as imagens feitas para RPi não são compatíveis com o BPi, justamente pelo processador não ser o mesmo.

Porém existem várias imagens disponíveis para o BPi. Como o BPi é relativamente novo, algumas das versões ainda estão em fase de testes, como é o caso do XBMC, que no BPi chama-se LeMedia. Você pode conferir aqui a lista completa dos imagens disponíveis no momento.

Hardware do Banana Pi em comparação ao Raspberry Pi Model B+:

Prós

  • CPU com maior desempenho
  • Mais memória RAM
  • Porta SATA
  • Receptor IR
  • Microfone embutido
  • USB OTG
  • Botões de Ligar/Desligar e Reset

Contras

  • GPU inferior
  • Quantidade de USBs inferior

Confira aqui a especificação completa do BPi.

Custo x Benefício

Algo que todos desejam saber é se o produto vale a pena, afinal são +- 45 dólares. Preço similar ao Raspberry Pi.

Apesar da qualidade da placa não ser excelente (você consegue perceber a origem dela :P), ela não deixa a desejar. Nos testes que fiz não tive problema nenhum.

Algo interessante é que segundo as discussões no fórum oficial, o BPi não tem tanto problema de queimar em relação ao RPi ao se usar um adaptador HDMI-VGA ou ao ligar um HD USB direto na placa, sem alimentação externa. O teste que fiz com meus HDs, um faz a placa desligar pois ele consumia toda a energia praticamente e o outro não gerou problemas. Por garantia é sempre aconselhado a usar alimentação externa para não correr riscos de danificar a placa.

Em relação a comunidade no fórum, ela ainda é pequena, mas é ativa. Ou seja, suas dúvidas serão respondidas, em alguns casos talvez pelas pessoas que estão por trás do Banana Pi.

Testes

Abaixo você pode ver imagens da placa e do Raspbian e do LeMedia em execução.

BPi

BPi

BPi

BPi

LeMedia

Raspbian

Além do Banana Pi existe o Banana Pro, uma placa um pouco mais poderosa.

Espero que vocês tenham gostado do post e que venham a se juntar a comunidade do BPi.